sábado, julho 23, 2005

Monsieur Verdoux!

Faz tempo que eu estava querendo ver esse filme do Chaplin, mas não imaginei que o encontraria na última prateleira - bem escondido! - da Vídeo do Bairro. Um dos últimos filmes do nosso querido Vagabundo, é uma obra prima em todos os sentidos possíves, incrivel o enquadramento, os jogos de cena para cena, sem falar no roteiro, na direção e na interpretação de um Chaplin-Carlitos que é lírica e satírica em sua visão do mundo hipócrita do pós guerra e holocausto. Vale a pena comprar e ter em casa para assistir sempre! Não preciso dizer que, na época, o filme foi massacrado e recusado comercialmente pela sociedade americana que, se antes lhe tinha antipatia, a partir de então passou a odiá-lo.


Mas Chaplin é uma personalidade incrível mesmo! (digo "é" porque considero que sua personalidade cênica está muito viva no mundo) Para se ter uma idéia do nível de exigencia de Chaplin, vale comentar que ele destruiu os negativos de "The Sea Gull" (1933), antes mesmo de seu lançamento, por ter ficado decepcionado com o desempenho da protagonista, e amiga, Edna Purviance. E de sua simplicidade: mesmo após ter ficado milionário continuou morando em um quarto de hotel. Seu senso de humor e experimentação, então, nem se fala! Conforme narra uma de suas biografias, ele chegou a participar certa vez de um concurso de "Imitadores de Charles Chaplin" e ficou em 3º lugar! Dá pra acreditar?! Era mesmo um palhaço de altíssima linhagem.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Engadget Podcast 039 - 08.16.2005
It's was a bit of a slow news week, but some interesting things were indeed going down that you just know we've got to drop our two cents in on, such as TiVo's finally formally announced download service, our ...
Nice blog....looking for the latest hip hop news rap site/blog. Its all about hip hop news rap

8:56 PM, agosto 16, 2005  
Anonymous Anônimo said...

I agee with your post. Hey check this out--You're Going To LOVE This Site. Visit this Free Software Site!

9:03 PM, agosto 16, 2005  

Postar um comentário

<< Home